My Entire Class Was Summoned to Another World except for Me

Analisando Light Novels #2 My Entire Class Was Summoned to Another World except for Me

(Imagem da capa meramente ilustrativa)

Bastante atrasado mas aqui está o post de analise a light novel’s. E esta semana, de novo, vou analisar um webnovel, mas só que desta vez é puramente uma web-novel (ainda não têm sequer um versão física, ou seja, uma versão light novel).

Dados:

Género: Ação, Comédia, Fantasia, Harem, Romance, Slice of Life
Autor: Sazanterasu
Tipo: Web Novel
Data de publicação: 19 de Setembro 2015
Capítulos atuais: 132 (por volta disso)
Capítulos analisados: 40

Desde já quero afirmar que 40 capítulos, é bastante pouca coisa para uma web-novel, por isso a historia não progrediu muito, sendo que não dá para tirar uma conclusão sobre a historia ainda muito profunda, mas com o pouco que já vi dá para ter uma ideia de como é.
 

Sinopse:

A historia começa basicamente com um Deus a convocar toda uma turma para outro mundo, para assim combaterem o rei demónio, só que, o nosso protagonista ficou fora do circulo de convocação (porque estava no ponto mais afastado da sala) o que o fez ficar para trás, entretanto ficou há mesma com todas as habilidades que foram dados aos outros seus colegas, que foram convocados.

 

Analise

É, é uma historia um tanto quanto fora do convencional, não sendo assim um “isekai” como podia ser (pelo menos não por agora), mas não é só isso que é fora do convencional, como também pelo protagonista e a forma de como a light novel aborda o tema.

 

Personagens e desenrolar da historia

Protagonista

O protagonista é bastante fora dos padrões habituais, não sendo nem o típico protagonista tipo A, do tipo bondoso e de aparência humilde, nem o típico protagonista tipo B, do tipo mais dark e de aparência mais cool.

O que melhor definiria o nosso protagonista é, preguiçoso, é basicamente é isso, desde o capitulo 0 (que foi quando a turma foi convocada) nos foi demonstrado que o protagonista é bastante preguiçoso, e o que mais parece gostar de fazer é dormir (tendo assim causado certos problemas a Deus, quando ele tentou dar a explicação há turma sobre a situação, quando estavam prestes a ser convocados para outro mundo, sendo que o nosso protagonista não estava a ligar sequer para os acontecimento paranormais que estavam a acontecer, sendo que a única coisa que queria fazer era dormir).

Esse tipo de personalidade levou a que historia tivesse um  progresso mais do estilo Slice of Life, sendo que em vez, de como um protagonista normal faria, utilizando ao máximo as suas novas habilidades (no caso deste protagonista habilidades bem roubadas essas) para assim tirarem o maior proveito da sua situação e utilizarem as suas habilidades, ou para ajudar as pessoas, ou para manipularem os outros e chegarem mais alto na vida.

O nosso protagonista, não, nos primeiros capítulos da novel (sendo que no primeiro nos é dito teve um time skip de 1 ano em relação a quando o resto da turma foi convocada para o outro mundo) descobrimos que durante o tempo, de 1 ano, desde de que ganhou as habilidades, pouco fez.

Criou um certo numero de habilidades, mas que do ponto de vista dele, as que era de combate não serviam para ele (já que como ele é preguiçoso, não pretendia sequer começar uma luta) e as restantes habilidades serviam sobretudo para sustentar o seu estilo de vida mais comodista, de dormir sempre e onde era possível, tendo subido absurdamente de níveis graças a uma habilidade que lhe permitia criar outras habilidades (habilidade absurda, que lhe permitiu criar ainda mais magias absurdas, mais para a frente), criando assim uma habilidade que lhe permitia ganhar experiência conforme dormia… estão a ver o quanto absurda é esta habilidade nas mãos dele, não estão.

Mas a historia não segue unicamente um padrão Slice of Life, sendo que em alguns casos ele têm que usar as suas habilidades de combate. Também já foi abordado que, aquele deus que convocou os seus colegas para o outro mundo, sabe que ele ficou na terra, e através de certos meios quer tentar levá-lo para o outro mundo (sendo que os seus colegas estão abaixo do esperado (não receberam skill’s roubadas ¬¬’)), o que pode abrir um novo leque de possibilidades (apesar de que duvido muito, para além disso estive a ler os spoilers de uns capítulos muito mais para a frente, e estas coisas podem não ser apenas uma coincidência e podem levar a historia por um caminho interessante, se o autor souber trabalhar isso).

 

Restantes personagens

Bom, deixado para um lado a historia e o protagonista, agora devia falar sobre as restantes personagens, mais precisamente as heroínas, já que a novel também tem uma vibe de romance (até um pouco de harém, se bem que até agora só há duas).

Temos a suposta heroína principal, digo suposta porque a certo momento ela desapareceu totalmente da novel, que não acho que seja a melhor personagem de sempre, mas ganhei certa afinidade com o tempo e até acho que não têm uma personalidade tão plana como outras heroínas têm (de outras historias), conseguindo se zangar e incomodar com certas atitudes do protagonista (assemelhando-se de certa forma com atitudes que uma pessoa normalmente teria na situação dela), mesmo gostando dele (e ela até que apercebeu mais rápido do que o normal de que gosta do protagonista), fugindo assim do suposto papel que teria quando foi introduzida como a “rapariga doente” que normalmente é mais passiva.

A segunda heroína é a irmã mais nova do protagonista, sendo que quando a personagem foi focada, a heroína principal desapareceu praticamente da historia (e como isto é uma web-novel o autor em alguns capítulos durante o arco da irmã, fazia um dialogo entre ele e a heroína principal, onde punham em causa quem era a real heroína principal, bem engraçado até). Durante o arco da personagem, o autor deu-lhe certo desenvolvimento, e mostrou parte do passado dela, com o fim, de demonstrar que muito da sua personalidade atual é devido um impacto emocional que acorreu no passado, não achei que a historia fosse fantástica e justifica-se e torna-se credível, a forma em como ela se tornou atualmente, mas, mesmo não tendo sido fantástico, ainda foi uma boa forma de desenvolvimento, não querendo desmerecer de todo o tipo de desenvolvimento que a personagem teve.

 

Alguns pontos negativos

Agora que já falei dos dois pontos mais importantes, historia e personagens, agora vou falar de alguns pontos negativos de destaque, para mim.

A instabilidade do autor (pelo menos, para mim, parece-me este o caso). Sendo a primeira obra do autor, pelo que parece, ele pareceu-me pecar em alguns casos, sendo um deles a inconsistência dos personagens em certos momentos. Notei sobretudo isto no protagonista, tanto pela personalidade “única” dele como pelo destaque que ele tem, sendo que muitas vezes há ações ou atitudes que contradizem (ao meu ver) a sua atitude preguiçosa, sem um real motivo aparente, ele como pessoa também se preocupa bastante com as poucas pessoas que o rodeiam, e que ele realmente aprecia, então isso até que acho um motivo palpável para ir em contra da sua atitude preguiçosa, mas em outros casos não há semelhante explicação e fica meio que incoerente, não ao ponto de estragar a leitura, mas sim ao ponto, de quem está mais atento, estranhar.

Outro problema em termos de inconsistência, são algumas ligeiras contradições em termos de historia (este aqui pode ter sido simplesmente impressão minha, ou erros de tradução), não são o suficientemente significativo para se considerarem realmente furos, mas de novo, se estiverem atentos e notarem ditas contradições vão ficar do tipo “o que? Mas tu (autor) não tinha dito, que..?O_õ bom, deixa para lá”. São pequenos detalhes, mas que se estiverem atentos vão estranhar.

 

Conclusão

Em conclusão, é uma historia até que interessante, tendo certo nível de originalidade na proposta (o que será de agrado para quem anda sempre há procura de coisas originais), os personagens, mesmo não sendo nenhum marco histórico da originalidade ou desenvolvimento, ainda assim, têm certa quantidade dos dois parâmetros. Também têm os seus probleminhas de consistência de argumentos e personalidades, mas muito provavelmente devido há falta de experiência do autor, e ainda posso acrescentar, agora na conclusão, também a falta de uma sequência de eventos mais consistente (mesmo que isso para além da falta de experiência do autor se possa dever ao facto de ser uma web novel).

Acredito que esta web-novel possa se tornar melhor não só no futuro da historia, como também, se ganha-se um versão física (ou seja, light novel) em que ganharia a ajuda de um editor, podendo-o ajudar a corrigir alguns inconstância na obra, e tornando-a assim melhor.

 

Podem ler a Light novel aqui, apesar de que só a há em inglês.

Mais analises de mais light novels aqui.

 

  • http://www.otakupt.com/ CrazyWolf

    Fiquei muito interessado, se sair um manga da novel eu definitivamente darei uma olhada