Toc Weekly Shonen Champion #19 2018

Parece que varias coisas aconteceram desde que a ultima edição que analisei, alguns mangas partiram outros chegaram. Eu tão pouco tenho acompanhado as Toc, por isso estou perdido quanto há situação dos mangas na revista e suas vendas.

PS: A analise saiu mais tarde porque eu estava há espera das Raw, para tirar de lá as paginas coloridas. Mas até agora nada saiu, por isso, vou publicar o post mesmo sem elas. Quanto saírem eu edito o post.

 

Para quem não são sabe o que são Toc’s (Table of Contents) têm um post introdutória, feito por mim, que podem ver clicando aqui (vai para a antiga pagina do blog).

Toc Weekly Shonen Champion 19 (05/04/2018)

Baki Dou (Fim, Páginas coloridas de abertura)
  1. BEASTARS
Mahou Shoujo Site (Página colorida)
  1. Mahou Shoujo Site Sept
  2. Yowamushi Pedal
  3. Atsumare! Fushigi Kenkyuubu
Kaida-san no Kaidan (Página colorida, Nova serie por Kigitsu Katsuhisa)
  1. Bell and Ring wa Kane Yahoo!
  2. Appare! Urayasu Tekkin Kazoku
  3. Samejima, Saigo no Juugonichi
  4. Rororro!
  5. Rokudou no Onna-tachi
  6. Himawari
  7. Kyuuketsuki Sugu Shinu
Mound no Taiyou (capitulo 7, pré-ranks)
  1. Mairimashita! Iruma-kun
  2. Harigane Service
  3. Gyakushuu Inferno
  4. Shutsujin! Mushi Fushou Chosokabe

Furutto on Thursday

Ausente: Shuukan Shounen Hachi

 

Prévia Weekly Shonen Champion 20 (12/04/2018)

Páginas coloridas de abertura – Magical Girl Site
Página colorida – Baki Gaiden Scar Face (Restabelecimento da Serialização)
One-shot – Tanabe to Senpai por Kawachi Kazuki, 32 paginas

 

Começando pelos não classificados. Fim de Baki-dou, que coisa mais triste e blablabla, só que não, na próxima edição parece que já vai retornar, só que com um nome diferente. O autor lá terá as suas razões para trocar de nome (ou se calhar não, talvez só lhe deu na telha), mas terem anunciado o final e logo na edição seguinte voltar é meio troll (era bem provável que o manga retorna-se no futuro com um nome diferente, só não era de se esperar que esse futuro fosse na próxima semana..).

Mahou Shoujo Site ganhou pagina colorida nesta edição (vejam lá que eu nem sabia que Mahou Shoujo Site tinha vindo para a Champion, com o quanto desatualizado eu estou).

Outro que têm pagina colorida é Kaida-san no Kaidan, nova serie do autor, Kigitsu Katsuhisa, que publicou mangas como Franken Fran, Kyoudai – Shoujo Tantei to Yuurei Keikan no Kaiki Jikenbo e Meitantei Marnie (estes últimos 2 nesta revista). Visto por mim, acho que o autor merecia mais do que uma pagina colorida neste primeiro capítulos, mas tendo em conta que estreou na edição em que Baki-dou “acabou” não havia muito a ser feito.  

Mound no Taiyou como ainda está nos pré-ranks ainda não o considero na Toc, mas por este pré-rank já considero que possivelmente não o vamos ver por cá durante muito tempo.

 

Em primeiro lugar ficou o manga do momento, BEASTARS, que venceu recentemente a 11° edição do Manga Taisho Awards (Prémio anual de mangas), então é uma otima oportunidade de dar ainda mais destaque ao manga, tomara que assim a probabilidade de ganhar um anime aumente ainda mais (coincidentemente, o manga foi licenciado na Espanha (de onde eu compro maior parte dos meus mangas), sendo assim vou aproveitar a deixa, comprar, e começar a ler o manga).

Em segundo ficou, Mahou Shoujo Site Sept, spin-off de Mahou Shoujo Site pelo que percebi (nem sabia da existência do manga). O primeiro volume volume irá sair há venda este dia 6.

Em terceiro ficou, Yowamushi Pedal. Carro chefe da revista e anime, não há o porque de não lhe dar destaque.

Em quarto ficou, Atsumare! Fushigi Kenkyuubu, o qual não é uma surpresa, ele sempre rondou estas posições desde de que estreou, e o manga só têm vindo a crescer tanto em popularidade como em vendas desde então (pelo menos é disso que me lembro, se a situação mudou isso eu já não sei).

Bell and Ring wa Kane Yahoo! ficou em quinto, e como sempre digo, não entendo de todo o porque do desta que dão ao manga, isso foi algo que não mudou desde a ultima vez. Enfim, acho que vou deixar de considerar o manga, como é um manga curto vou considerar que não passa de um manga para “separar a revista” e relaxar o leitor. Algo parecido ao caso de Furutto on Thursday.

Outro que não muda é, Appare! Urayasu Tekkin Kazoku, ou melhor, mudar até mudou, o nome, que antes era Maido! Urayasu Tekkin Kazoku. No entanto para além disso a sua situação na revista não mudou, é um manga veterano gag, que fica sempre nas partes superiores da Toc, o qual eu não vejo muito sentido como já disse varias vezes. O manga já é um veterano, que por lá com certeza toda a gente já ouviu falar, não vai atrair novos leitores. Por isso dar-lhe destaque, sem ser por exemplo quando tiver um novo volume para ser publicado, não irá ter qualquer tipo de mérito. Agora se colocassem o manga mais para baixa, atrás de novas series, podia ser que os leitores (que querem ler Urayasu Tekkin Kazoku) ao folhearem/lerem a revista até onde o manga está podiam se interessar por algum novo manga. Mas enfim, isto é apenas a minha opinião, que pouco irá adiantar.

Samejima, Saigo no Juugonichi, ficou em sétimo, o manga continua a estar por estas posições, o que é até bom para um manga com 3 anos (9, se contar-mos a partir do começo da primeira prequela deste manga). No entanto começo a temer que esteja perante outro caso como, Shuujin Riku, que era apenas mais um veterano dentro da revista e que nunca chegou a ser mais do que isso. O novo volume irá sair há venda dia 6 deste mês.

Rororro! (manga que estreou na ultima edição que analisei), ficou em oitavo, não sei como se estabilizou o manga dentro da revista, ou quais são as suas vendas, mas como é de um autor já veterano imagino que não se tenha saído mal de todo.

 

Rokudou no Onna-tachi, ficou em nono, a ultima vez que o vi parecia estar um pouco melhor que isto, mas estas variações para o meio da tabela não é estranho, com certeza irá voltar o momento em que está mais a cima. Poderia ser um problema se caísse mais do que isto.

Himawari é outro manga de um veterano que não tive a oportunidade de ver como se estabelecia na revista, mas se se manteve no meio da tabela não está mau (se bem que esperava mais, se foi esse o caso).

A abrir o bottom está Kyuuketsuki Sugu Shinu, sinceramente esperava que estivesse pior (se bem que não dá para se analisar com apenas uma edição, tanto este como outros dos mangas que falei acima), está bem que está no bottom, mas tendo em conta que esta era praticamente a mesma situação dele há mais de 6 meses atrás (quando a revista não tinha tantas obras promissora) o manga até que se safou bem.

Mairimashita! Iruma-kun ficou em décimo segundo, da ultima vez que comentei disse que se a situação do manga não mudasse para positivo nos próximos tempos o manga podia-se vir a dar mal. Bom, parace que é o que está a acontecer. Bom, mesmo que estas sejam as suas classificações atuais um possível cancelamento ainda está um pouco distante.

Digo que o cancelamento de Mairimashita! Iruma-kun ainda deve estar longo por causa de, Gyakushuu Inferno, manga novato que ficou em 14º que ao estar no bottom nestes seus primeiros capítulos não me parece que vá durar assim tanto, e Shutsujin! Mushi Fushou Chosokabe que ficou em ultimo, manga que está a durar muito mais do que alguma vez eu esperei, mas não me parece que passe da próxima época de cancelamento.

E não, não me esqueci de Harigane Service que ficou em décimo terceiro, mas é que não sei o que comentar. Quando comecei as analises das Toc da Champion o manga estava quase sempre lá em cima, mais ou menos perto do final do Verão (hemisfério Norte) e manga começou a cair para as posições do bottom ou perto dele, mas esperava que fosse só uma má época, não esperava que isto se fosse manter até aos dias de hoje (se é que se manteve, e isto não foi apenas uma posição isolada em comparação com as edições anteriores). Tendo como base os valores das vendas do mangas, que vi pela ultima vez, e que presumo que não tenham mudado muito (não acredito que as vendas começassem a cair a assim do nada) não acredito que o manga esteja em perigo, e que isto pode ser uma medida promocional para atrair leitores, ou que apenas achem que já não vale a pena publicitar tanto o manga (se bem que se fosse este o caso não era necessário colocá-lo tão a baixo).