Toc Weekly Shonen Champion #44 2017 - capa

Toc Weekly Shonen Champion #44 2017

Para quem não são sabe o que são Toc’s (Table of Contents) têm um post introdutória, feito por mim, que podem ver clicando aqui.

 

Toc Weekly Shonen Champion 44 (28/8/2017)

Baki Dou (Capa, Páginas coloridas de abertura)
Himawari (capitulo 3)
  1. Yowamushi Pedal
GREAT OLD (capitulo 2)
  1. Bell and Ring wa Kane Yahoo
  2. Atsumare! Fushigi Kenkyuubu
Rokudou no Onnatachi (Página colorida)
Setoutsumi (4 paginas, capitulo especial)
MASTER & D (Nova serie por Yoshino Kousuke, 10 Capítulos)
  1. Maido! Urayasu Tekkin Kazoku
  2. Mairimashita! Iruma-kun
  3. BEASTARS
  4. Saint Seiya Next Dimension
  5. Samejima, Saigo no Juugonichi
  6. Kyuuketsuki Sugu Shinu
  7. Shuujin Riku
  8. Harigane Service
  9. Gmen
  10. Jinba
  11. Shutsujin Mushi Fushou Chosokabe
Otae-san wa kyou mo Tabetai (Capitulo 7, pré-ranks)
Furutto on Thursday

 

Prévia Weekly Shonen Champion 45 (5/10/2017)

Pagina Colorida – Mairimashita Iruma-kun, Saint Seiya Next Dimension.

 

Começando pelos não classificados. Baki-dou voltou a receber paginas coloridas de abertura e capa (que nesta revista é algo bem único), algo que como já venho a repetir há varias semanas, é algo bem natural tendo em conta a situação do manga.

Himawari GREAT OLD como ainda estão nos primeiros capítulos ainda não são considerados na toc. Já Otae-san wa kyou mo Tabetai mesmo ainda estando nos pré-ranks (altura em que os editores já têm uma ideia de como foi a serie em termos de popularidade) já têm praticamente ditado as suas classificações futuras, possivelmente só se salvando de um possível cancelamento se as vendas se demonstrarem boas.

Rokudou no Onnatachi recebeu pagina colorida para publicitar o seu novo volume que irá sair há venda dia 6 do próximo mês. MASTER & D é uma nova serie, mas como parece ser um nova serie de apenas 10 capítulos não recebeu o primeiro lugar na toc nem as paginas coloridas principais que uma nova serie costuma receber.

Toc Weekly Shonen Champion #44 2017 - Baki dou
Paginas coloridas de Baki dou

Em primeiro ficou Yowamushi Pedal, pilar supremo da revista, novo anime em Janeiro do próximo ano, todos esses motivos que prego-o todas as semanas são o motivo do manga continuar indiscutivelmente em primeiro.

De seguida está Bell and Ring wa Kane Yahoo manga do qual eu venho até que “reclamando” bastante devido principalmente as suas altas classificações sem motivo aparente. Mas algo que só me vim a dar conta agora é que o manga é de apenas 2-3 paginas, ou seja, capítulos ultra curtos típicos de mangas que encerram as revistas (tipo Furutto on Thursday). Sendo esta uma pratica usada por outras revistas (não tanto pelas mais famosas, sendo por isso que eu não me tinha apercebido até agora da situação do manga), não interferindo praticamente nada no destaque dado as series abaixo, e o manga serve sobretudo para descontrair os leitores e deixar assim a revista mais soft, por assim dizer. Mas se tiver em conta este caso nem sei se faz sentido incluir o manga no sistema de classificação.

Atsumare! Fushigi Kenkyuubu como tinha dito, a posição da semana passada não passava de uma posição momentânea, voltando assim para o Top 3.

Maido! Urayasu Tekkin Kazoku ao contrario de Bell and Ring wa Kane Yahoo não parece ter motivos que contraponham as minhas “criticas” em relação ao seu excessivo destaque, mas enfim, veremos durante quanto mais tempo iremos ver o manga constantemente no Top 5.

Mairimashita! Iruma-kun deu uma subida para o 5º lugar esta semana, muito possivelmente devido ao novo volume que irá sair há venda dia 6 do próximo mês. As vendas deste segundo volume podem ser importantes para definir a situação do manga na revista, porque neste momento eu diria que ele está na segunda linha de cancelamento (na primeira, por agora, estão os 3 novatos), o que portanto, se não apresentar qualquer tipo de crescimento de vendas pode ser prejudicial para o manga a médio-longo prazo.

BEASTARS ficou em sexto, que mesmo também tendo o novo volume há venda dia 6 do próximo mês, não recebeu grande destaque esta edição, mas também não é algo estranho, é mais um detalhe a ressaltar (e para além disso, a próxima edição ainda é antes de dia 6, então podem-lhe dar um maior destaque e próxima semana).

Saint Seiya Next Dimension continua no meio da tabela, o que acho uma decisão acertada, pelas razões que falei a semana passada, a falta de destaque não irá afetar as suas vendas e pode conseguir atrair leitores até meio da revista “fazendo-os” ler os mangas que estão antes.

Samejima, Saigo no Juugonichi ficou em 8º uma posição mais ou menos normal para o manga, sendo também das mais justas esta semana.

Kyuuketsuki Sugu Shinu também ficou a meio da tabela, tendo talvez em consideração ao novo volume que irá sair dia 6 do próximo mês.

Quem abriu o bottom esta semana foi Shuujin Riku. Antes daquele cancelamento massivo dos residentes mais frequentes do bottom estava estável no meio da tabela, o que não mudou, no entendo depois disso parece que possa aparecer por vezes no bottom. Além disso, estive a ver as Raw’s do manga e parece que está num clima de final, mas como só vi os 3 últimos capítulos posso estar muito errado, mas foi esse o clima que me transmitiu.

Harigane Service volta a ficar numa posição bem ruim, tendo estado nos últimos tempos a ficar de vez em quanto em posições bem fracas. Até pode que o manga não necessite de um destaque como tinha antes, mas também não vejo muito sentido coloca-lo em posições tão baixas, tendo em conta que é praticamente impossível ele estar em risco, é dos que mais vende e dos que têm um maior potencial.

Em antepenúltimo parece que ficou o novo residente habitual do bottom, Gmen, era mais do que provável que o manga passasse a ficar constantemente nestas posições, depois daquele cancelamento massivo, e é o que se têm provado ser verdade. Neste momento eu considero que o manga está na segunda linha de cancelamento junto com Mairimashita! Iruma-kun, entretanto diferente deste, Gmen já não têm praticamente chances de melhorar.

Nas ultimas 2 colocações (sem contar com Furutto on Thursday) tivemos Jinba e Shutsujin Mushi Fushou Chosokabe, que bom, estão praticamente condenados, sendo que a única forma que estou a ver de conseguirem melhorar as suas situações é com as vendas dos seus primeiros volumes, que acho que só irão sair há venda em Dezembro.