Opinião Semanal de Mangas #5&6

Opinião Semanal de Mangas #5&6

A Opinião Semanal de Mangas desta semana vai ser “pão pão queijo queijo”. Já está dito! Com isso quero dizer que vai ser basicamente “Este capítulo foi uma bosta, ponto. Este outro foi meio bosta, porque até teve aquilo que o tornou aproveitável, ponto”. Isso tudo, devido ao mesmo motivo do porque de não ter postado a semana passada. Em que basicamente, o Word deu erro, apagou-me um paragrafo inteiro, eu fiquei puto da vida, e desde então estou com um bloqueio. Motivo merda, mas é o que há. Então como não quero que isto se torne numa grande bola de neve, vou publicar isto nesta semana, as horas certas!

Sobre o motivo da coluna mudar para a Sexta-feira, basicamente é por causa dos mangas da Jump. Em que leio alguns dos mangas que saem em espanhol pelo app oficial, mas que saem há segunda, e os restantes leio de forma pirata, que saem há sexta. Isto fazia com que capítulos da mesma edição da revista, fossem comentados em diferentes Opiniões Semanais, o que era estranho. Para além de que, por exemplo, eu estava a comentar o capitulo 936, que saiu de forma oficial na segunda, mas já tinha saido de forma pirata o 937. Isso cortava de certa forma o fluxo de leitura de quem estava a ler a Opinião Semanal. Ao recuar a postagem para sexta dá para diluir um pouco esse efeito.

Para aqueles que não sabem, a “Opinião Semanal de Mangas” têm como principio objetivo comentar todos os capítulos de mangas que foram saindo ao longo da semana. Classificando-os também numa ordem de melhor/pior. Todos os comentários presentes têm como base a minha opinião pessoal. Sejam conscientes disso e no final se concordarem ou discordarem, comentem a vossa opinião em relação aos capítulos que leram, com a sua devida moderação.

Alguns pontos a ter em consideração:
– Muitos dos títulos presentes eu leio em espanhol, então tenham o devido cuidado para não levarem spoilers desnecessários;
– Mesmo que tenha dito acima que todos os capítulos seriam comentados, podem haver excepções pontuais a essa regra;
– O top completo vai estar no final do post;
– O post saem todos os Sextas-feiras.

14º – Shokugeki no Souma capítulos 303-304

Continua muito fraco Shokugeki. Mas como isso parece que já se estabilizou como métrica do manga, nem vou mais me queixar.

Mas mesmo assim conseguiu não ser tão mau como estava há espera. No 307, a Megumi não levou “instakill”. Se bem que só foi para criar um maior hype e ódio em cima do Saiba, para glorificar ainda mais o Souma, quando lhe ganhar.

Que por falar nisso, não foi no 308, que isso aconteceu. Não o facto de vencer o Saiba (se bem que não era mau pensado), mas sim o de começar a disputa. Em vez disso o 308 serviu para arranjar um pseudo desculpa para o comportamento da Erina. Foi uma tentativa, mas a mim pelo menos não me convenceu, para além de que a personagem continua demasiado instável.

Mas no próximo já devemos ter Souma vs Saiba. Que tomara que acabe no máximo no 310. Que ninguém merece levar com isto durante mais tempo. O resultado é óbvio, o autor já cagou com aquele par de disputas anteriores, que sinceramente nem me importa mais como esta vai decorrer, como também não têm sentido o Souma conseguir derrotar o Saiba, mas a estas alturas só quero é que acabe o mais rápido possível.

13º – Sekai Saikyou no Assassin, isekai kizoku ni tensei suru capítulo 1.2

Massantemente necessário, é a forma que melhor acho que descreve o capítulo. O capítulo foi quase todo a explicar como funciona os poderes, habilidades, ambiente e tudo mais, do novo mundo para onde o protagonista vai. Isto é necessário para nos dar as noções básicas de como o manga vai funcionar, então estas informações teriam que ser referidas mais cedo ou mais tarde para não ficarmos perdidos. Mas o autor ter-lo feito num único capítulo foi um mesmo que me atirar com um enciclopédia zzz.

12º – One Piece capítulos 936-937

One Piece continua com capítulos que não me convencem de todo. Havendo em cada um dos capitulos algo que se consegui se destacar pela positiva e outro pela negativa.

No 936 a melhor parte para mim sem duvida que foi o Queen! Que está a ser sem sobras de duvidas um personagem bastante divertido de se observar. Algo que já não se via há algum tempo em One Piece, neste calibre.

A parte má do capitulo sem duvida que foi a cena dos banhos, que não lhe encontro muito propósito.

Já no 937 a melhor cena e a pior encontram-se no mesmo ato. Em que o pior do capitulo sem duvida que foi aquele “Benkei” que pqp, que personagem chato! É um total contraste com o Queen, se já não se encontrava um personagem tão divertido como o Queen há um bom tempo o mesmo vale para esse “Benkei” que já não via um personagem tão chato há um bom tempo. E claro a melhor cena do capitulo sem duvida que foi aquele pagina dupla final do Zoro a finalizar o adversário.

11º – Mato Seihei no Slave capítulo 8

Foi um capítulo até que divertido. Sobretudo a parte da loli, que sem duvida é uma chefe demasiado boa para aquele pervertido xd

De resto não há muito o que se possa dizer com aquele final, e o inicio só se declarou o que já era previsível. O que não gostei tanto nesta parte foi pelos vistos o protagonista ter conseguido também reconhecer em parte a sua irmã. O problema é que na altura, não pareceu minimamente isso, e quando era para ele ter dito alguma coisa, ele também não o fez. Mas prontos, são detalhes que não alteram em muito o que achei do capítulo.

10º – Yuragi-sou no Yuuna-san capítulos 150-151

Capítulos até que interessantes. O 150 com o cenários dos peitos gigantes, até que foi engraçado de se ver xd. E o 151 com a professora “Succubus” a ultrapassar um pouco do seu trauma de usar os seus poderes, que se tinha agravado com o incidente da Chisaki.

9º – Amano Megumi wa Suki Darake! capítulos 135-147

Grande combo de capítulos por parte das scans espanholas que trazem o manga, com isto aparentemente superaram até os gringos que vão no 146. Mas mesmo assim ainda vão atrasado em relação ao material original, que deve ir no 165? Mas ao menos já esteve mais longe.

Sobre os capítulos lançados. Vários deles foram capítulos episódicos voltados para a comédia. E como sempre nestes casos, alguns tiveram mais graça do que outros.

Para além desses também houveram alguns mini arcos/capítulos voltados para a historia, ou mais precisamente o relacionamento entre os dois principais. Como o mini arco, do aniversario da Amano, que teve alguns momentos engraçados, como um otimo momento entre os dois. O capítulo do desfecho do torneio nacional de kendo também achei bastante bom, porque fugiu um pouco do que estava há espera, como também acho que amadureceu um pouco a Amano.

Mas acho que sem duvida dentro desses todos o meu capítulo preferido foi o 144. Que demonstrou como a Amano sabe respeitar bem a mentalidade/sentimentos do Manabu. Esse pequeno detalhe, neste capitulo, fez com que continua-se a gostar da Amano (o que não seria o caso se o oposto acontecesse), e me fez manter o espírito de que quero que os dois acabem juntos.

8º – Ne0;lation capítulos 11-13

Com este 3 capítulo conclui-se o arco da corrida. Até que foi um bom arco. O autor continua a meter elementos (bem bizarros, mas não vou discutir a sua veracidade) para o Ne0 ser útil, mas ao menos neste caso não foi ele a estrela, mas sim o Irmão Taa.

Para além de que o Boogie conseguiu manter a sua dignidade como vilão.

Agora parece que vêm ai um flashback do Ne0.

7º – Jigokuraku capítulo 51

Capítulo bastante bom, não só por ter acertado que a Sagiri ia notar que algo estava mal com o Gabimaru, essa é a minha Sagiri xd. Como também este capítulo dá forças ao meu ship, não estou a querer reduzir o manga a um mero ship, mas este também têm a sua importância ainda mais no contexto da historia.

6º – Nanatsu no Taizai capítulos 304-305

Com isto por agora é concluída a luta contra o rei demónio. Estes 2 capítulos até que foram bastante bons, mas estava há espera de algo mais épico ainda mais para a conclusão da luta. Para além de que foi um pouco desapontante, serem só mesmo aquelas esferas negras o suficiente para ganhar contra o Rei Demónio. Junto com aquele sentimentalismo todo e não ter avido nenhum sacrifício, faz com que tanto o capítulo como este final de arco não tenham lá grande peso. Ainda mais tendo em conta que estamos na reta final do manga!

Mas ainda devem faltar alguns capítulos para o fim do manga, e ainda tenho fé no autor. Estão vou estar há espera que ainda nós traga algo surpreendente para compensar o final desta luta.

5º – Jujutsu Kaisen capítulos 51-52

O 51 com a continuação da luta até que achei um capítulo muito bom. Já o 52 não achei tanto, já que me desiludiu/não me emocionou em vários pontos. Um deles foi a luta lá do diretor velhote, que esperava um pouco mais depois de ele ter virado um guitarrista xd. A apresentação de alguns desses vilões foi bem porca. E o professor do protagonista é muito roubado, do tipo, extremamente roubado, isso não é algo de hoje, mas isso faz com que eu mais o queria ver-se dar mal do que bem.

4º – One Punch-Man capítulo 147

É disto que eu falo quando digo que as lutas dos secundários, que importam, são a melhor coisa do manga. A parte da luta nem foi assim tão boa, mas a forma de como ela foi tratada com comédia, foi sem duvida ao estilo One Punch-Man. Ainda mais com o Puri-Puri Prisoner como foco que ele é a comédia pura xd

3º – Hinomaru Zumou capítulo 229-231

O autor sem duvida que consegue surpreender quando se propõem. Com esta vitoria do Seonoyama o manga ficou mais próximo do que parece um verdadeiro desporto, em que nada está decidido até ao final da partida e em que podem ocorrer coisas totalmente inesperadas. Tanto no que respeitra há vitoria do Seonoyama como há lesão do Tennouji. Que mesmo assim conseguiu uma grande luta contra o Hinomaru, mas que infelizmente não vamos poder ver a luta dele contra o Jinou :/

2º – Boku no Hero Academia capítulos 220-221

É este o culpado da Opinião Semanal ter-se atrasado. Foi devido a que perdi todo o comentário que tinha feito do capítulo 220 que eu bloquei, que por falar nele sem duvida que o achei um otimo capítulo, sem contar a parte do Spinner a narrar, disso eu não gostei tanto para ser honesto.

Já o 221 também foi bastante bom, porque confirmou algumas teorias que iam por ai, que nem conhecimento. Ainda assim achei que faltou algo para o capítulo ter sido ainda melhor.

1º – Haikyuu!! capítulo 343

Eu disse que ia haver flashback’s não disse? E aqui está o primeiro, que foi do Hoshiumi. O que sem duvida, não só foi um otimo flashback como também um otimo capítulo. Gostei bastante de ver todo aquele ambiente familiar onde cresceu, o que me pareceu bastante natural. Como também a forma de como ele decidiu se tornar mais forte, ao se tornar um jogador super versátil. Isso sem duvida o tornou um otimo objetivo a derrotar neste jogo.

Ranking Completo

—————————————————- Muito Fraco ——————————————–
14º – Shokugeki no Souma capítulos 303-304
—————————————————- Decente ————————————————–
13º – Sekai Saikyou no Assassin, isekai kizoku ni tensei suru capítulo 1.2
12º – One Piece capítulos 936-937
11º – Mato Seihei no Slave capítulo 8
10º – Yuragi-sou no Yuuna-san capítulos 150-151
9º – Amano Megumi wa Suki Darake! capítulos 135-147
——————————————————- Bom —————————————————–
8º – Ne0;lation capítulos 11-13
7º – Jigokuraku capítulo 51
6º – Nanatsu no Taizai capítulos 304-305
5º – Jujutsu Kaisen capítulos 51-52
————————————————— Muito bom ———————————————–
4º – One Punch-Man capítulo 147
3º – Hinomaru Zumou capítulo 229-231
2º – Boku no Hero Academia capítulos 220-221
1º – Haikyuu!! capítulo 343

Confiram mais posts desta coluna aqui.

E dêem os seus comentários, do que acharam dos capítulos referidos, ou qualquer critica ou sugestão.