Opinião Semanal de Mangas #9

Atrasado de novo, mas não importa, alguns comentários banalizados, mas não importa, o que importa é que não adiei esta porcaria. Enquanto isso se manter ao menos mantenho-me motivado a escrever, e continuo a aguçar a minha escrita (devo chegar ao pico daqui a 1 ano pro este andar..).

Caso queiram saber mais a respeito da Opinião Semanal de Mangas é só carregar aqui que irá aparecer um texto informativo.

12º – Shokugeki no Souma capítulo 307

Ao menos já acabou a preparação dos pratos. Teria sido ainda mais rápido se o autor não tivesse montado todo aquele teatro acerca de como é impossível o Souma conseguir fazer aquilo, mas que sempre se propos a alcançar metas extremamente difíceis e que todos os desafios e experiências fez-lo evoluir até ao que é agora. Teria poupado muito tempo se não tivesse colocado tudo isto, que em nada justificam uma vitoria do Souma. Continuo a achar que teria sido melhor fazer o Souma ganhar com um daqueles seus pratos bizarros, só porque sim. Do que fazer-lo ganhar com um prato mais pés no chão.

Próximo capítulo clímax da disputa, depois mais 3 capítulos da disputa com a Erina e fim! Ao menos tenho a fé que seja isso.

Podem ler o capítulo em:

pt-br

11º – One Piece capítulo 939

Não é que tenha acho o capítulo desta semana mau ou algo do tipo, na verdade até o achei ligeiramente melhor dentre os últimos capítulos, o que acontece é que na minha humilde opinião os capítulos de todos os outros manga foram de boa qualidade, superando assim One Piece, que mesmo sendo melhor esta semana, ainda continua bem tímido em termos de qualidade.

Podem ler o capítulo em:

pt-br esp

10º – Jigokuraku capítulo 54

E acabaram-se as explicações neste capítulo. Na verdade já estavam praticamente acabadas no capítulo anterior, este serviu apenas para contextualizar o homem que criou a ilha e os Tensen (essa primeira pagina), mas nada de muito concreto. Fiquei até um pouco decepcionado, pensava que com aquele ultima pagina do ultimo capítulo ele ia aparecer.

Mas deixando esse ponto de lado, uma parte do capítulo foi a despedida da Mei e o “homem árvore”, mais concretamente o sacrifico deste para ela se poder salvar. Até que foi emotivo, mas como ele tinha sido tratado até agora como um saco, basicamente, não me chegou a emocionar assim tanto quanto devia.

A outra parte, há sua maneira, também foi boa. Foi pelo menos interessante ver o Touma engolir o seu orgulho e implorar para que o treinassem no uso da espada, já que naquele tipo de situação obviamente a maior prioridade é sobreviver. Fico contente por saber que o personagem em vez de se tornar uma pedra no sapato do grupo, vai ao menos se aproveitar disso para conseguir se tornar mais forte.

Podem ler o capítulo em:

esp

9º – Jujutsu Kaisen capítulo 55

Inicio de arco até que interessante, mas digo isso mais por causa da segunda parte do capítulo com foco nos vilões do que propriamente no foco dos protagonistas. Pessoalmente continuo a achar o trio bem sem graça, sem nenhum motivo em particular. Ainda assim a primeira parte, com eles, também teve um pouco de graça, como também é claro, serviu para criar um ponto de situação.

Já a segunda parte, com os vilões, recorda-me que Jujutsu Kaisen ainda é um manga de horror, e têm sim os seus momentos pesados com criaturas bem bizarras. Mas mais importante aquele novo “objeto maldito” sem duvida que me chama a atenção, não só as criaturas que cria, como também a historia por detrás dele, mas essas não são questões as quais vou ter resposta, pelo menos não por agora. As grandes questões que agora se colocam são, qual é essa missão que vão dar a essa criatura que acabaram de criar, e de que forma é que isso se pode conectar com a atual missão dos protagonistas. Só espero que essa criatura não me venha a desiludir caso haja um confronto dela com os protagonistas.

Podem ler o capítulo em:

esp

8º – Amano Megumi wa Suki Darake! capítulos 148-150

O 148 foi mais um daqueles capítulos de comédia com ecchi padrão do manga. Conseguiu ser engraçadito, mas nada demais, já o 149 conseguiu ser um pouco melhor ao andar com o plot.

Mais vocacionado a abordar o tema do que cada um dos protagonistas irá seguir no futuro, que mesmo não sendo assim tão recorrente ao longo do manga ainda é um subplot com a sua importância, devendo ser um dos gatilhos que irá ditar o rumo final do manga. Isto tudo com maior foco na Amano, já que ela é a que está menos segura sobre o que fazer no futuro.

Das melhores cenas do cap. 148. Olhem quanto potencial. “Anda aqui criança, já ouvistes falar de algo chamado “Plano Harém”?” ahuahsauha

Terminando o capítulo com um gancho até que interessante. Com a aparição da Mikawa diante do Manabu, algo que já era esperado há algum tempo. Isto porque, como o Manabu gosta da Mikawa, era um evento que podia mudar varias coisas do rumo do manga.

Mas no 150 não foi bem isso que aconteceu, tendo sido algo bem mais subtil. O que foi uma pequena desilusão, mais para uns do que para outros, mas independente disso até que fez sentido isso acontecer. Ambos se encontraram casualmente, falaram casualmente, como conhecido que são. Mesmo o Manabu gostando dela eles ao fim ao cabo não passam disso, amigos casuais, então é cabivel que não aconteça nada demais, só se ele se droga-se e se decidisse confessar xD

Depois de 150 capítulos o encontro predestinado! Que não resultou em nada.. xd

Mesmo assim ainda se conseguiu tirar algo do capítulo, para além das cenas ecchi no final do mesmo. Que é o facto de ele não se ter “emocionado” tanto ao tê-la visto. Ou seja, os seus sentimentos estão se facto a mudar aos poucos, obviamente em prol da Amano.

Podem ler o capítulo em:

esp

7º – Arte capítulo 20

Bom capítulo, que teve foco na inquietação que a Arte tinha referente ao que o Leo lhe tinha dito, a respeito, de que iria entender se ela decidisse não regressar.

Mesmo sendo fácil supor o que ele queria dizer. Que ela não tinha de seguir o mesmo caminho que ele, e se tivesse uma oportunidade melhor, devia aproveitar sem hesitar. Mas claro tendo em conta que ela é uma jovem com toda a “ignorância” da sua tenra idade dá para entender o porque desses seus pensamentos que ocuparam todo este capítulo, e no tempo da historia, toda a viagem até Veneza. Denotando, também, que só achou uma solução a respeito deste problema com a ajuda do o Yuri.

No geral fico contento por este problema não ter de se estender mais do que o necessário. A Arte ainda devem pensar a respeito disto mais para a frente, mas o principal foco de problemas já foi resolvido. Este problema era necessário para um certo desenvolvimento da Arte, mas se começasse a durar mais do necessário começaria a ser chato. Então acho que tenha sido bom ter-lo mais ou menos resolvido neste mesmo capítulo, deixando assim o foco dos próximos capítulos mais voltados para o real problama que levou a Arte até aquela presente situação, que é a familiar do Yuri, Catarina, que chegou a aparecer de relance no final do capítulo, e que pelo menos do designe eu gostei bastante.

Podem ler o capítulo em:

esp

6º – Grand Blue capítulo 52

Logo ao inicio o desenrolar da cena do Kouhei foi diferente do espero. Ele realmente perguntou há Aina se ela gostava do Iori. A qual mesmo negando isso denota-se que ele ainda pensa no assunto. Tanto que ao longo de todo o capítulo o Kouhei teve comportamentos um pouco diferentes dos habituais, ao perguntar ao Iori de que tipo de garotas ele gosta e tudo mais. Não fica claro no entanto o que ele pensa deste assunto, ficando-se assim na expectativa de saber mais a respeito.

As duas opções que eu mais vislumbro são, ou ele gosta da Aina ou então ele quer apoia-la no seu relacionamento com o Iori. Mas sinceramente, se for para se escolher uma das duas, espero que seja a primeira. Não estou a ver a Aina a ter alguma coisa com o Iori seja com apoio ou não.. Para além de que um romance paralelo seria bem mais interessante.

De resto foi a típica comédia um tanto extravagante da qual a serie já é conhecida. Foi bastante boa, mas também já vi capítulos muito melhores no que toca a isso. Ainda assim as cenas de nudismo em Grand Blue nunca perdem a graça. Já a parte do Iori tentar alguma coisa com aquela outra garota não achei tanta piada assim, porque já era espectável o desenlace final (que não me estou a queixar a respeito desse fator). Ainda assim ver o Kouhei atirar por terra todas as suas chances sem duvida que teve a sua graça. No entanto ele que se cuide, já que agora pode mesmo correr risco de vida, agora que o Iori despertou o seu Amaterasu como muitos dizem xD

Parece uma cena tirada de um manga de terror xD

Podem ler o capítulo em:

pt-br

5º – Ne0;lation capítulo 16

Realmente acabou por ser o motivo mais padrão possível, o porque do Arata querer apanhar criminosos. Em que basicamente, por causa de um criminoso, a Tobari morre, sendo-lhe passado por esta a motivação para ajudar as outras pessoas. Não foi dito palavra por palavra, mas a não ser que o autor decida trollar no próximo capítulo deve ser isto mesmo.

Mas deixando agora de lado as motivações futuras do Arata e o que o fez seguir esse caminho. A cena final do capítulo achei realmente muito boa, não só, como o desenlace de uma cena dramática, como também de um confissão de amor, toda a historia no flashback foi bastante bem construída ao longo desses 3 capítulos, para gerar esta cena com tanto impacto, num manga de apenas 16 capítulos. Não me fez chorar (raras as obras que o fazem), mas ao menos chegou-me a comover, como também poucas obras conseguem fazer.

Podem ler o capítulo em:

pt-br

4º – Yakusoku no Neverland capítulo 131

Foi um bom capítulo mas ainda assim foi diferente do esperado. Não necessariamente no bom sentido, já que eles saberem onde fica os local que os leva as “7 paredes” é tanto bom, por não haver a necessidade de se gastar vários capítulos na procura do local, mas também foi meio que enganoso a forma como o autor explorou até agora essa ideia, já que pelo menos para mim dava a entender que ainda não sabiam onde era ao certo o local. Está bem que só é a entrada e ainda deve ter muito que procurar por aquele Deus, dentro daquela porta, mas ao menos já é meio caminho andado.

A segunda parte, com a apresentação dos lideres das famílias reais também não alcançou o nível desejado. Isso porque, metade dos demónios apresentados são familiares dos Demónios derrotados em Goldy pond. Sendo assim não me deixa de parecer um grande reciclagem de personagens. Mais do que isso, para além do Dozza não achei nenhum dos outros demónios cativantes. O mesmo vale para a rainha! Mesmo sendo bom sair-se do padrão de ser sempre um rei, o governante máximo, ainda assim sem contar com o fator diferencial, a imagem da própria não me causou grande impacto.

No máximo o que mais de interessante isto teve foi o facto do Leuvis ser irmão da rainha, que mesmo que ainda esteja desaparecido, não quer necessariamente dizer que está morto, eu ainda tenho fé que ele esteja vivo!

Podem ler o capítulo em:

pt-br esp

3º – Yuragi-sou no Yuuna-san capítulos 154-155

Dois capítulo bastante bons, cada um há sua maneira.

O 154 começou com a típica comédia ecchi, que foi bastante bom, digo desde já. Abordando também ao longo das cenas um pouco do preconceito que o Kogarashi tinha pelos fantasmas ao inicio da historia. Mas nas ultimas paginas deu-se um giro de 360º, tornando a presente situação muito mais tensa, terminando o capítulo com um gancho muito bom.

Quando eu disse da ultima vez que o autor deveria querer desenvolver a historia com este arco, esta era a forma que eu menos estava há espera. Não esperava que ele fosse focar no assunto principal que é o passado da Yuuna. Neste caso concreto foi apresentado o atual líder da família Tenko, mas presumo que esse dois pontos se devam interligar. Ter retornando também com a família Yoinozaka é que não sei se foi das melhores ideias. As suas participações até agora foram bastante humilhantes diga-se de passagem, mas ainda há a possibilidade de redimirem neste arco, duvido muito, mas..

O 155 também foi bem diferente do esperado tanto no sentido positivo como no negativo. Em relação ao sentido negativo refiro-me há continuidade entre o 154 e 155. Fecharam o 154 de uma forma que te deixavam curioso por saber o que a família Tenko queria com a Yuuna e no 155 dão-te com um flashback do Kogarashi, isso faz-me perder parte do hype do capítulo anterior, como também o interesse pelo próprio capítulo.

Mas sem ser esse problema o capítulo foi muito bom. Desenvolveu muito melhor o passado do Kogarashi e o trauma dele. Sendo agora muito mais compreensível todo o ódio que ele têm em criança aos espíritos.

Mas a cena final, é em parte, culpa dele. Não o censurando de todo, tendo em conta que ele era uma criança, então é normal aquele tipo de ação. Ainda assim não me deixa de parecer estúpida, queimas 1 mês da tua vida a fazer algo, mesmo que obrigado, e depois por “birra” mandas todo isso para a merd*. Mas é o que eu disse, é algo muito cabivel de acontecer, então não acho que seja um erro ao algo do género.

Podem ler o capítulo em:

pt-br

2º – Haikyuu!! capítulo 345

Com este capítulo acaba o primeiro set. Finalizando um pouco mais rápido do que eu estava há espera. Quero ver quem se queixa agora do ritmo. Se bem que o mais certo é haver um 3º set, o que vai alargar mais o jogo.

De qualquer forma ainda há bastante a se mostrar no que resta deste jogo. O Hinata ainda não fez nada e o Tsukishima ainda está a tramar qualquer coisa. Os restantes membros não acho que vão fazer muita diferença neste jogo, o Tanaka e o Asahi parecem meio que apagados, então duvido que façam algo de muito relevante neste jogo, já o Nishinoya e o Daichi podem ter um outro momento de importância, tal como algum dos “pinch server” da Karasuko. O Sugawara nem o chego a considerar já que neste capítulo ele parece aceitar o papel de palhaço da equipa, não que isso invalidade a probabilidade de ele chegar a fazer algo de util no jogo, se bem que acho isso improvável.

Para além de que ainda faltam os flashbacks de todos os restantes membros da equipa adversaria >:v

Podem ler o capítulo em:

pt-br esp

1º – Boku no Hero Academia capítulo 224

Mesmo tendo sido mais outro capítulo muito bom de BnH, não estou com grande vontade de o comentar ou glorificar. Então não o vou fazer!

Mas deve dizer que o Exercito da Libertação, ter não só o numero de soldados que dizia ter, como também heróis do seu lado e uma cidade inteira repleta dos seus membros foi um sacada genial. Para além disso o plano do Shigaraki, de usar o Gigantomachia para combater esse mesmo exercito também foi bem interessante, até dá para esperar que com um plano desse calibre vá dar muita merda, em vários sentidos xd

Para finalizar terminou o capítulo com o encontro da Toga com a editora da Shueisha, que deve ser um dos vários x1 que vão ocorrer ao longo deste arco, tomar então que valha a pena.

Podem ler o capítulo em:

pt-br esp

Mangas em falta da semana passada

  • Nanatsu no Taizai capítulo 307 em esp
  • Mato Seihei no Slave capítulo 9 em pt-br
  • Hinomaru Zumou capítulo 236 em pt-br

Mangas ausentes

Lista completa
  • Darwin’s Game – capítulo 60 (espanhol); 59 (português)
  • Helck – capítulo 60.2 (espanhol)
  • King Golf – capítulo 109 (espanhol)
  • Momo: the blood taker – capítulo 4 (espanhol); 1 (português)
  • One Punch-Man – capítulo 147 (português/espanhol)
  • Sekai Saikyou no Assassin isekai kizoku ni tensei suru – capítulo 1.2 (português); 1.1 (espanhol)
  • Sousei no Onmyouji – capítulo 69 (português/espanhol)
  • World Trigger – capítulo 178 (português/espanhol)

Ranking Completo

——————————————————— Fraco ————————————————-
12º – Shokugeki no Souma capítulo 307
—————————————————- Decente ————————————————–
11º – One Piece capítulo 939
10º – Jigokuraku capítulo 54
——————————————————- Bom —————————————————–
9º – Jujutsu Kaisen capítulo 55
8º – Amano Megumi wa Suki Darake! capítulos 148-150
7º – Arte capítulo 20
6º – Grand Blue capítulo 52
5º – Ne0;lation capítulo 16
4º – Yakusoku no Neverland capítulo 131
3º – Yuragi-sou no Yuuna-san capítulos 154-155
————————————————— Muito bom ———————————————–
2º – Haikyuu!! capítulo 345
1º – Boku no Hero Academia capítulo 224

Confiram mais posts desta coluna aqui.

E dêem os seus comentários relativos ao que acharam dos capítulos referidos, ou qualquer critica ou sugestão.


Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.